Personalizando o Windows


Há algum tempo compartilhei com vocês como deixar o windows 10 mais fofo. Hoje trouxe dicas de programas e apps para quem usa versões anteriores desse sistema operacional, principalmente o Windows 7, incluindo a starter, que, por padrão, não permite mudar quase nada, mas que pode ser totalmente personalizada também. Aproveito para deixar dicas que servem para todas as versões e até para smartphones ou tablets com android.
 
***
Antes de começar a personalização, crie um ponto de restauração caso alguma coisa não fique ao seu gosto ou não saia conforme o planejado. No windows 7, abra o menu iniciar e digite na barra de pesquisa "ponto de restauração". Depois clique em criar ponto de restauração e na janela aberta, clique em Criar e dê um nome. Se quiser restaurar o sistema, abra o menu iniciar e digite na caixa de pesquisa "restauração". Clique em restauração do sistema e aí o windows te guia.
***

Agora sim, ao clicar nos links você irá direto para as páginas de downloads ou para os vídeos com tutoriais em espanhol, fáceis de entender...
Mudar Tema e Área de Trabalho

Para instalar um tema baixado da internet no Windows, existem alguns programas/apps que facilitam bem. Um deles é o Aero Patch W7 Starter and Basic, que ativa a opção Personalizar que não está presente nos menus do 7 starter e deixa o computador aceitar temas que você baixa pela internet, mudar wallpaper e cores. Para o windows 10, já usei o UxStyle.
Depois de baixar um tema, você deve guardá-lo na pasta C-Windows-Resources-Themes.
Já postei alguns temas para vocês anteriormente e um dos que mais recomendo é o tema Pink Elune, para Windows 7.
Um programa legal para organizar atalhos na área de trabalho é o Fences.Com ele se pode agrupar os atalhos nesses quadrinhos que podem ser personalizados também.
Outros programas úteis e que nunca desisnstalei do pc são o rainmeter e xwidget; para versões anteriores ao windows 10, pode ser necessário buscar por versões compatíveis, as quais você pode encontrar no site Cnet. Os relógios e algumas decorações de tela das screenshots deste post são feitos com estes dois programas, que permitem criar menus, players, barras de tarefas, de pesquisa, calendários, galerias...

Ícones
Você pode mudar os ícones e para isso precisa de (adivinha?) ícones... Eu personalizo meu PC com ícones dos temas que uso no meu celular Android, como mostrei aqui.
 
Alguns dos meus temas preferidos para extrair as imagens são do Dodol Launcher; se quiserem baixar as apks, clique aqui! São meus preferidos!!! Ah, tem um também para +Home que acho fofinho... Aí dá para combinar o tema do seu celular com o do pc.

Se quiser converter uma imagem png em ícone para computador, use o Toycon; basta arrastar a imagem para o app e ele transforma png em ico. O Folder Maker permite mudar vários ícones de uma vez. E ainda tem o Types que muda a aparência de ícones do mesmo tipo, por exemplo, arquivos mp3, txt... Já postei sobre esses 3 últimos aqui.

Janelas
E com a área de trabalho toda fofa, vamos fazer o mesmo com cada janelinha...
Findexer: Cria um menu lateral personalizável em cada janela aberta. No vídeo vocês verão como usar direitinho.
Windows 7 Folder Background Changer: Muda o plano de fundo de uma pasta específica. Comece clicando em Browse para escolher a pasta e depois em Change Background Image. Dá para mudar a cor do texto da pasta também.
Explorer Frame: Muda os botões de voltar e avançar.
Tem como mudar o background do Windows Media Player e adicionar efeitos às janelas.

Orb ou Botão Iniciar
Há como mudar o ícone do menu iniciar. Para isso, você precisa do StartOrbz. Nele você cria seu próprio conjunto de imagens para substituir o ícone padrão.
Talvez ocorra este erro. Para dar certo, você deve ter permissão total no explorer.exe. Assista ao vídeo do Explorer Frame. É o mesmo procedimento, só que você deve clicar com o botão direito na barra de tarefas - Iniciar Gerenciador de Tarefas.Encontre explorer.exe, clique com o botão direito sobre ele e depois em Abrir local do arquivo.
Você vai para Computador-C-Windows, direto no explorer.exe e aí faz aquele processo do vídeo para te dar livre acesso e modificar o ícone.

Cursor com Efeitos
Caso queira criar um cursor, leia esse tutorial. Caso queira baixar cursores, veja aqui.
E para adicionar efeitos, sons e animações ao cursor, meus preferidos são: Cursor XP e Clickstar. Na imagem acima, uso o CursorXp com rastro de coraçõezinhos.
As imagens desse gatinho, do relógio (acima) e de um outro que aparece na postagem são de Amenomori Fumika.
E é isso. Espero que as dicas sejam úteis. C






Postar um comentário

2 Comentários

  1. Love ! love all your templates!
    can you do more blog templates with cats?
    I have 5 cats so I love cats!
    thank you!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I love cats too! I'll save your suggestion to do more templates in the future, when I can post more often.
      Thanks a lot for your visit and comment

      Excluir

Muito obrigada por seu comentário e por sua presença! Ambos são super importantes para mim.

Apenas peço que:
- Comente a vontade, dê sua opinião, faça críticas, esclareça suas dúvidas e dê suas sugestões sobre o assunto referente às postagens;
- Use um vocabulário livre para todas as idades;
- Não ofenda ninguém em hipótese alguma.

Os comentários são moderados e não são permitidos comentários de pessoas que não se identifiquem. Algumas dúvidas podem ser previamente esclarecidas na F.A.Q, assim como créditos e outras coisas.

Por favor, entrem em contato por meio das redes sociais também para dúvidas, sugestões, pedidos ou outros:
Facebook - Twitter - Deviantart

up